Envio de Notícias
Receba notícias por e-mail da Soama e da causa animal
Descadastrar
 
Doações
Saiba como doar,
clicando aqui.
Denuncie
Crueldade contra animais é crime. Saiba como denunciar.
Seja um voluntário
Se você deseja abraçar a causa e não sabe como, clique aqui.
UMA HISTÓRIA LINDA: quando dois cães são adotados na Soama e vão morar na Bélgica!
       09/01/2016

No dia 22 de março de 2015 recebemos um e-mail de uma moça Belga chamada Jenny que contava que ela e o marido estavam viajando de mochila pela América do Sul e que queriam muito visitar nosso abrigo para dar amor aos animais e fazer trabalho voluntário. Ele dizia assim:

“Olá, meu marido e chegamos em dois dias em Porto Alegre, somos loucos por animais e estamos procurando por trabalho voluntário na sua entidade. Encontramos a Soama através de uma pesquisa na internet e nos apaixonamos pelo projeto. Temos experiência com cães e gatos e com animais abandonados, já fazemos voluntariado na Bélgica. Somos contra a compra de animais e totalmente a favor da adoção.

Não falamos Português, mas falamos Flamengo, Inglês, Francês e Espanhol. E não temos medo de aprender! Estamos ansiosos para nos encontrarmos ao vivo e convencermos vocês de nosso entusiasmo para fazer parte deste trabalho. ”

Confessamos que achamos tão improvável que isto desse certo... onde eles ficariam, como iriam até a chácara onde abrigamos 1600 animais, o que eles poderiam fazer para ajudar e como nos comunicar se os funcionários não falam línguas estrangeiras?

Mas quando há amor e o destino é generoso, tudo dá certo!

Durante duas semanas ficaram com uma família Caxiense que os abrigou, todos os dias eles iam e voltavam de carona com nosso veterinário e inclusive almoçavam juntos, todos, inclusive os funcionários encontraram uma forma especial de se comunicarem e todos se tornaram amigos!

Eles deram o exemplo que muita gente que mora na cidade não dá, se entregaram de corpo, alma e coração: recolhiam cocô, davam carinho, ajudavam nas tarefas pesadas de manter tantos animais embaixo de chuva ou sol, sem reclamar, sempre com um sorriso, sempre nos encantando por tamanha vontade, generosidade e simplicidade.

Mas a história não terminou. Eles se apaixonaram por um casal de cães mix de Pitbull, porte grande, que viviam na chácara e decidiram adotá-los e leva-los para a Bélgica.

Tão improvável como receber um casal de Belgas para serem voluntários na Soama, era a ideia de que isto daria certo.... E deu.... foi difícil, trabalhoso, mas como conta a Jenny, com amor e dedicação, o final desta história não poderia ser mais emocionante e inspiradora.

Fica o desabafo... A Soama é uma ong que cuida de 1600 animais, ficou conhecida no Brasil e no mundo como a “Favela de Cães” ou “Cãodomínio”, fica localizada na segunda maior cidade do RS, uma cidade rica e próspera... ao longo dos 17 anos quantos voluntários da própria cidade se engajaram da maneira que eles se engajaram? Que assumiram o compromisso do voluntariado e o honraram com louvor e responsabilidade? Quantos animais morreram ao longo destes anos dentro da chácara por causa da idade depois de esperar longos e esperançosos anos de ganharem um lar e ninguém os quis por causa do preconceito, do seu tamanho, por não ter apenas uma raça definida?

Nossa triste realidade é a da grande maioria de ongs que ajudam animais...

São 1600 animais de todas as cores, idades, tamanhos, personalidades e histórias cheios de amor para dar para quem acolhê-los em seu coração... e em Caxias do Sul são poucos os que dão esta chance tão almejada por eles... as adoções são poucas... Muitos moradores da própria cidade nunca foram na chácara, nunca ajudaram e nunca adotaram um peludo da entidade ou da rua, muitos devolvem os animais meses depois, anos depois, por qualquer desculpa (mudança, doença, falta de condições...) e do nada, um jovem casal de um país distante vem e não só veste a camiseta como, mesmo com todas as dificuldades que viriam, adotaram duas vidas e as levaram para outro país...

Se isso não inspirar os Caxienses e os brasileiros, o que o fará?

Todos os anos milhões de cães e gatos são abandonados, morrem nas ruas, morrem esperando nos abrigos e morrem sacrificados (ou assassinados?) nos Centros de Zoonoses do país... Vamos rever nossos conceitos:

Cuide até o final, adote, não compre, castre e ajude!

Segue o depoimento do casal Jenny Wincke e Gert Likens:

“Em abril 2015 meu marido e eu estávamos viajando pelos países da Central e América do Sul. Inspirados por outras pessoas, pensamos em nos engajar em fazer trabalho voluntário por onde passássemos, de preferência com animais. Depois de algumas pesquisas eu esbarrei em um abrigo de animais para cães e gatos abandonados na região Sul do Brasil. Ficamos imediatamente encantados para compartilhar alguns de nossos afagos com 1600 cães e gatos que vivem na Soama de Caxias do Sul. Depois de alguns acordos com Natasha, uma das voluntárias da entidade, partimos rumo para Caxias do Sul. Encontramos um maravilhoso anfitrião que compartilhou sua casa com a gente durante as duas semanas que ficamos na cidade. Este período foi uma experiência sem palavras, mas não é isso que eu gostaria de compartilhar hoje. Hoje eu quero explicar que o nosso trabalho voluntário não parou por aí. Meu marido e eu decidimos adotar dois cães do abrigo e levá-los com a gente para a Bélgica. Esta decisão foi uma das mais loucas que a gente já tomou. A papelada para entrar Europa era difícil e tudo foi muito devagar. No entanto, foi a coisa mais gratificante que já fizemos.

 

Feliz com nossa decisão o meu marido e eu viajamos por alguns dias para nos encontrarmos com amigos em outro Estado. Enquanto isto, a papelada para entrar com os dois cães na Bélgica estava sendo organizada e pudemos contar com a ajuda do veterinário da Soama que encaminhou muita coisa para nós. Fizeram as vacinas necessárias, incluindo a da raiva, exames de sangue e uma operação no olho de um deles e assim estavam prontos para viajar conosco. Como tínhamos de esperar três meses para ir para a Bélgica com os cães, decidimos viajar com nossos cães pelo Brasil. O tempo no país começou a ficar mais frio e por isso resolvemos rumar para a Guatemala! A papelada para sair do Brasil e entrar na Guatemala com os cães demorou 3 semanas inteiras para ficarem prontas. Foi imensamente estressante este período de espera, mas felizmente demos longas caminhadas com os cães e assim podemos nos conhecermos cada vez mais! Foi bom observar que eles se adaptavam rapidamente e com felicidade ao novo estilo de vida! Libertar um cão de um abrigo estressante é tão maravilhoso para ti quanto para eles. Esse sentimento de liberdade quando eles sentem o cheiro da grama, seus sorrisos quando você fala doce com eles ou sua tranquilidade quando eles podem dormir em um travesseiro macio. Todos os dias eles nos mostraram novas características e nos conhecíamos mais e mais. Logo sabíamos seus petiscos favoritos, reconhecíamos seus sons... Eles não se importavam em viajar toda a semana para um novo lugar. A felicidade pode ser encontrada em pequenas coisas e eles foram felizes o tempo todo.

 

Durante quatro meses viajamos juntos pela Guatemala, Belize e México. Nós rapidamente percebemos que viajar com cães era muito mais difícil do que viajar sozinho. Pouquíssimos hotéis aceitan cães e restaurantes nem sempre permitem sua presença e os cães abandonados estavam por tudo. Na maioria das vezes éramos os únicos que tinham os nossos cães em uma guia. Uma vez em Belize passamos por mais de quinze hotéis e todos eles nos recusaram um quarto por causa dos cães. No entanto, em nenhum momento nos arrependemos de nossa decisão de ter eles conosco. Eles ainda se tornaram parte da família e nossa conexão fica mais forte a cada dia.

 

Chegamos bem na Bélgica já há quase um mês e eles adoram aqui. Embora eles tenham desfrutado o calor do sol mexicano e do calor das praias de Belize, eles amam a temperatura mais fria da Bélgica. Seus casacos de pelos brilham como uma bola de Natal e eles têm cobertores e brinquedos suficientes para construir um castelo. Quando eu observo eles dormindo no sofá, em paz e felizes, eu me a pessoa mais sortuda do mundo. Estes dois cães vieram lá do longínquo Brasil, passaram pela América Central para estarem conosco aqui na Bélgica. Parece absurdo e é tão verdadeiro. Minha família nos aguardava no aeroporto no dia da chegada. Wasabi e Pepper não sabiam para onde ir primeiro, eram muitas mãos os afagando e muitos biscoitos eles ganhavam de todos. Eles se comportaram maravilhosamente bem, com doçura, como se conhecem todos desde sempre. Eu adoraria poder inspirar todo mundo a adotar um cão de um abrigo ao invés de comprar um. Há muitos cães nos abrigos à espera apenas de uma segunda chance. Não assuma que eles são todos perigosos, velhos ou feios. Se você se permitir visitar um abrigo irá na hora mudar de ideia, perceberá que aquelas bolas de pelo são os cães mais genuínos e amorosos. Eles têm um passado que você não conhece, cicatrizes que os definem, mas eles estão à procura de um futuro brilhante. Por que você não pode dar isto para um deles? Nós estamos realmente pensando em adotar mais cães e dar para eles uma vida maravilhosa no curto espaço de tempo eles estão em nossas vidas. Porque isso é tudo um cão tem e tudo o que ele precisa. No final, quem salva quem?

 

Obrigado Soama pelo acolhimento caloroso e amor! Pela sua dedicação e espírito! Nós realmente esperamos que nossa história possa inspirar os teimosos brasileiros para que acreditem na adoção. Levantar a bandeira do #euadotonãocompro. Para escolher um animal de estimação pelo seu companheirismo e amor e não por sua beleza exterior.

Nossa família ama os cães, especialmente minha avó que ficava meio solitária durante o dia e eles fazem companhia para ela!

Eles mudaram tudo para nós, olhando para trás, mesmo com todas as dificuldades, tudo valeu a pena! Eles são parte da família e vamos mimas estes dois pelo resto de suas vidas e esperamos poder economizar algum dinheiro para poder adotar e ajudar mais animais que esperam por sua família.”

 

 
Outras Notícias
09/08/2017 Soama lança NOVA CAMISETA #somostodosviralatas
20/02/2017 EDIÇÃO ESPECIAL DO BAZAR DE USADOS MI-AU dias 17,18 e 19/08, RENDA SERÁ PARA CASTRAÇÕES GRATUITAS!
21/12/2016 COMO ESTÃO OS ANIMAIS NA CHÁCARA QUE ERA DA SOAMA? Denúncia!
12/12/2016 ANIMAIS NO VERÃO E NAS FÉRIAS!!!!
28/06/2013 A VERDADE SOBRE OS PARQUES AQUÁTICOS!
30/10/2016 Soama NÃO ADMINISTRA MAIS A CHÁCARA! Quem assumiu é a Secretaria do Meio Ambiente!
02/09/2016 NOTA DE ESCLARECIMENTO!
26/08/2016 A VERDADE SOBRE A SOAMA
11/08/2016 O trabalho da Soama.... e gente muito mal intencionada....
27/07/2016 Projeto Plantando Semntes da Soama precisa da sua ajuda!
19/06/2016 ESCLARECIMENTO! Soama tem invasão de ameça e chama BM!
15/05/2016 SOAMA ESTÁ SENDO CALUNIADA NA INTERNET!
21/01/2016 APAVORANTE!!!!! Oceanos terão mais plástico do que peixes em 2050, diz estudo
09/01/2016 UMA HISTÓRIA LINDA: quando dois cães são adotados na Soama e vão morar na Bélgica!
11/09/2015 DENUNCIE! Pet shops não podem mais expor animais em vitrines e gaiolas! Nem cortar orelhas e rabos!
14/07/2015 SHOW ELVIS IN CÃOCERT foi um sucesso!
26/11/2013 Pode invadir domicílio para salvar um animal?
28/05/2015 Família não se abandona! Eles não te abandonam, mesmo nas horas difíceis, inspiradora história!
28/04/2015 E PERDEM OS ANIMAIS... Deputados gaúchos mantém a permissão para matar animais em rituais religiosos de sacrifício...a
22/04/2015 Não use coleiras com guizos para os gatos, mas mantenha eles com coleira de identificação!
09/02/2015 Projeto "Plantando Sementes" atinge 6600 corações em 2014!
15/10/2014 Parceria com o Colégio São Carlos foi emocionante!!!
20/08/2014 Elefantes podem estar completamente extintos em 2025
08/08/2014 Florianópolis discute merenda escolar vegetariana! Pais, vale a leitura!
07/08/2014 VOCÊ CONHECE ESTA LEI GAÚCHA DE PROTEÇÃO ANIMAL??????
05/08/2014 Rede australiana de produtos pets não venderá mais animais em suas 23 lojas!!! Uauuu!
23/07/2014 Botos cor de rosa são massacrados... ajude!
16/06/2014 Soama palestra para mais de 500 famílias de loteamento Minha Casa Minha Vida em Caxias do Sul!
18/05/2014 Soama lança cartilhas educativas para a gurizada que assistir as palestras do Projeto "Plantando Sementes"!
28/03/2014 Equipes de TV da França e do México visitam a "Favela de Cães" nas últimas semanas!
05/03/2014 Carnaval e crueldade com animais!
29/01/2014 O que responder quando ouvimos: "É só um cachorro!" ou " Com tanta criança precisando!"?
22/01/2014 A VERDADE POR TRÁS DE UMA FOTO NADANDO COM GOLFINHOS!
10/01/2014 PRESTANDO CONTAS 2013!
31/12/2013 HORA DE AGRADECER!
25/10/2013 Menino de sete anos australiano doa há anos sua mesada para abrigo de animais! INSPÍRADOR!
23/10/2013 Crônica sobre adoção de jornalista caxiense nos emociona profundamente... Adote, salve vidas!
22/10/2013 Testes com animais: material para o seu conhecimento!!!
12/10/2013 Mulher americana salva pitbull da morte e a cachorra salva seu filho!
09/10/2013 SOAMA CELEBRA PARCERIA COM PREFEITURA E VISATE no mês de Outubro!
31/08/2013 SOAMA COMEMOROU 15 ANOS DE VIDA DIA 11/09 COM CONCERTO COM A ORQUESTRA MUNICIPAL DIA 11/09 NA CASA DA CULTURA!
05/07/2013 DOE SEU TROQUINHO PARA OS PELUDOS DA SOAMA NAS DOCE DOCÊS!!!
27/06/2013 PROIBIDO O CORTE DE RABO E ORELHAS DE CÃES!
11/04/2013 Padre nova-iorquino leva o veganismo e os direitos animais para dentro da Igreja! São todos criaturas de Deus!
03/04/2013 VALE A PENA DIVULGAR! Hosítal Albert Einstein de SP libera visita de animais dos pacientes internados!
12/03/2013 DIA FELIZ! EUROPA PROÍBE DEFINITIVAMENTEVENDA DE PRODUTOS TESTADOS EM ANIMAIS NA INDÚSTRIA COSMÉTICA!
11/03/2013 FANTÁSTICO MOSTRA OS HORRORES DO ABATE CLANDESTINO NO BRASIL, CRUELDADE NO SEU PRATO!
06/03/2013 Soama recepciona primeira-dama de Porto Alegre em reunião com o Prefeito de Caxias do Sul!
21/12/2012 Agradecimentos e prestação de contas 2012!
10/11/2012 Peludos da Soama agora ouvem música clássica!!!!
04/10/2012 E se aprendêssemos mais com os animis???
04/10/2012 Não deixe de assistir este vídeo! e conhecer a história da Sofia!
16/08/2012 Soama participa da cerimônia de instalação da FRENTE PARLAMENTAR DE DEFESA ANIMAL DO RS!
16/08/2012 Por que a inveja e os interesses pessoais afastam os protetores de animais!
28/07/2012 Dilma sanciona lei dos genéricos para animais!
09/06/2012 COMUNICADO SOAMA: CAMPANHA DE DIFAMAÇÃO CONTRA A ONG!
28/05/2012 Rodeio condenado a pagar R$ 631 mil por maltratar animais! Já era hora! RODEIO NÃO É CULTURA NEM ESPORTE!
28/05/2012 Que vergonha! REVISTA CARAS DIVULGA MATÉRIA SENSACIONALISTA sobre o perigo da convivência entre CRIANÇAS E ANIMAIS. Escreva Protestando!
24/05/2012 Pesquisas mostram que pessoas ficam mais calmas depois de fazerem carinho nos bichinhos!
13/05/2012 FELIZ DIA DAS MÃES! Será? Reflexão em um dia tão especial...
11/05/2012 A VERDADE SOBRE O USO DE ANIMAIS COMO COBAIAS...