Envio de Notícias
Receba notícias por e-mail da Soama e da causa animal
Descadastrar
 
Doações
Saiba como doar,
clicando aqui.
Denuncie
Crueldade contra animais é crime. Saiba como denunciar.
Seja um voluntário
Se você deseja abraçar a causa e não sabe como, clique aqui.
A VERDADE SOBRE A SOAMA
       26/08/2016

Como a ingratidão é um sentimento comum do ser humano... nos conforta saber que os animais não são assim...

Ao longo dos últmos18 anos a Soama assumiu a gigante responsabilidade de cuidar de tantas vidas, de graça, por amor, dando sua cara a tapa, abrindo mão de nossas vidas pessoais, tendo constantemente que conviver com críticas, indiferença, pouca ajuda e enormes limitações.

Mas nem por isso nos acovardamos ou deixamos de lutar por aqueles cães e gatos ou pela causa que acreditamos. Tudo foi feito com seriedade, ética e coragem. Honramos a confiança do Poder Público e das pessoas que nos ajudaram.

A sociedade e a mídia acompanharam os projetos, as parcerias, as melhorias, as milhares de vidas salvas, que ganharam uma segunda chance, os milhares de animais que foram adotados e as milhares de pessoas que receberam ajuda e apoio. Sempre fomos referência e procurados quando o assunto era a causa animal, ajudamos a criar leis e inclusive viramos notícia internacional como a Favela de Cães do Brasil. Participamos de dezenas de eventos da causa animal para evoluirmos e nos profissionalizarmos, na maioria das vezes os únicos representantes de Caxias do Sul e acompanhamos o trabalho de ongs do Brasil e do mundo para nos inspirarmos. Plantamos mais de 40 mil sementes em crianças da cidade e região, um trabalho lindo e importante dentro da causa animal, pois elas são o futuro.

Ao longo dos anos vimos os animais chegarem, serem descartados, maltratados, negligenciados, lutarem pela vida, superarem as doenças e maus-tratos, vimos filhotes nascerem, crescerem e nunca ganharem um lar por puro preconceito. Vimos animais envelhecerem, morrerem sem nunca terem corrido na grama, dormido na cama de alguém, terem ganhado um nome e celebramos as adoções que deram certo e lamentamos as que foram denunciadas depois ou os animais que foram devolvidos. Lutamos diariamente para fechar as contas, para não faltar o mínimo necessário para eles, dependendo da caridade dos outros, da boa-vontade de uma sociedade e um poder público que costuma ver os animais como inferiores e não merecedores de ajuda. Vimos voluntários chegarem, alguns deixando seu melhor, outros o seu pior, e desaparecendo.

Temos recebido nos últimos anos animais vindos de outras ongs, de pedido de vereadores, do poder público, via judicial, de colecionadores de animais e inclusive nesta semana recebemos 15 animais de uma “protetora” que não quis mais cuidar dos seus animais.

Mas parece que nos últimos meses tudo o que está errado na cidade, dentro da chácara, os animais em correntes, a falta de estrutura e verba, tudo é culpa da atual diretoria. Pois é? Será? Tudo o que fizemos nestes últimos anos foi considerado um lixo, ineficaz, incompetente, precisa mudar. A sociedade agora, que até ontem não se preocupava com o fato da Soama existir e por quê ela existia, agora nos julga, critica, xinga e tem toda a solução para resolver o problema...

Ao longo dos anos pedimos ajuda, aumento de verba, mais um veterinário, mais canis, mais estrutura e nunca fomos ouvidos. Agora, aparentemente, resolveram acompanhar nosso trabalho mais de perto, resolveram construir mais canis, resolveram aumentar a verba! Que bom! Melhor para os animais!

Se toda as denúncias fossem verdadeiras, já que há tantas “provas”, a Soama já teria sido interditada, fechada e a diretoria afastada. Mas nada disso aconteceu. O processo na justiça de denúncia por maus-tratos do MGDA corre lentamente, mas a liminar de urgência pedindo afastamento imediato da atual diretoria foi indeferida duas vezes pelo mérito, nenhum juiz viu provas suficientes ou que justificassem o afastamento.

Cyberbulling é crime. Internet e redes sociais não tem regra, são terra de ninguém, se posta ou se escreve ou que quer, não precisa ter provas, não precisa se preocupar com punições, as pessoas estão protegidas por trás de um computador.

Foi isto que fez o MGDA usar as redes sociais para atingir seus objetivos, Há 4 meses posta o que quer, sem se preocupar com a ética ou com as consequências de seus atos. Mente quando diz que a Soama recebe verbas internacionais quando nunca teve acesso ao Paypal da entidade, mente quando diz que quando denunciaram tudo na internet em um domingo de maio, impedimos a RBS TV de entrar na entidade, quando na verdade não só entrou como divulgou publicamente que andou por tudo, sem problemas. Mente dizendo que as mesmas pessoas que publicamente nas redes sociais que combinaram invadir a chácara, quebrar tudo, roubar animais e tirar a diretoria a pauladas, nos obrigando a fechar os portões em um sábado e fazer um BO na delegacia, foram naquele sábado na Soama para ajudar e fazer doações. Mentem quando dizem que membros da diretoria recebem dinheiro quando aquela pessoa nem da diretoria é. Usam áudios editados e fora de contexto e fotos sensacionalistas sem embasamento técnico para convencer as pessoas que os animais não estão sendo tratados dentro da entidade. Acusa a Soama de manter os animais nas correntes quando sua advogada e representante do MGDA já foi presidente da entidade em 2003 e manteve também os animais nas correntes (hipocrisia, não?). E quantas das tantas ongs que este movimento diz representar hoje não estão nas mesmas condições da Soama, com animais sim em correntes, que talvez não possuam nem veterinário e estão em situação bem pior? Mas nos últimos 4 meses em sua página no Facebook nada mais faz do que espalhar calúnias e insistir em algo que não é verdade, muitas vezes com letras grandes, gritando para aquelas pessoas que estão atrás de um computador repassarem, criticarem, ameaçarem e xingarem. Pessoas estas que na sua grande maioria nem nos conhece, nunca estiveram na Soama, são de outras cidades e Estados, que nunca fizeram nada pela causa, que mantém animais em suas casas em correntes ou que compraram um cachorro ao invés de adotar um.

O MGDA é gaúcho, mas e os outros casos do qual os animais estão precisando de apoio? Os javalis e a caça cruel? Os animais que serão mortos pela Prefeitura em Quaraí? Os cavalos que poderão voltar a puxarem carroça em POA?

 

E cadê o cão que o MGDA sequestrou através de busca e apreensão para alimentar o circo que criou na internet? Por que nunca mais deram notícias dele ou postaram fotos de sua recuperação já que insistem em dizer que na Soama não era tratado e era negligenciado?

Como insistem em dizer que o veterinário da entidade não cuidava dos animais baseado em relatos de ex-voluntários que só iam na Soama uma vez por semana, ou por “denúncias” de funcionários que trabalham há anos na Soama, mas “só agora” resolveram contar o que “acontece” na entidade? Funcionários estes que não estavam sempre ao lado do veterinário já que trabalham e muito alimentando os animais, limpando canis e casinhas, colocando cascalho, roçando mato, ou seja mantendo e cuidando mesmo em poucos de tantos animais? Como conseguiram “provar” que estes ou aqueles animais não estavam sendo tratados? São veterinários, tem conhecimento técnico? E aqueles que visitaram a Soama em dias de visitação que também insistem em dizer que os animais não eram tratados? Com que conhecimento técnico?

Até deputada estadual que é da causa animal entrou na luta para acabar com o trabalho da Soama  sem NUNCA ter visitado a Soama e apoia uma pessoa que mantém clínica clandestina em Caxias do Sul.

E os vereadores? Quem confia em vereadores em época de eleição? Procurados por estas pessoas que querem acabar com nosso trabalho e assumir a “chácara da Soama” resolveram mostrar serviço e se preocupar com a situação dos animais. Visitaram a Soama e “constaram maus-tratos”. Pois é? Baseados em quê? Fotos de animais doentes, testemunhas mal-intencionadas? Se chocaram com a situação dos animais na área de tratamento? Com a falta de estrutura? Bem-vindos a realidade de um abrigo de animais do Brasil. Instauraram uma caça às bruxas e nos negaram acesso as “provas” de maus-tratos e nos negaram o direito universal de ouvir os dois lados. Nem sabíamos de que estávamos nos acusando, mas já nos tratavam como condenados. O relatório foi entregue para a Prefeitura há semanas, nós só tivemos acesso as “provas” dias atrás porque nosso advogado fez ser exercido nosso direito. E os vereadores que usaram as redes sociais para nos acusar usando palavras pesadas? Quem condena é um juiz e não fomos condenados por nenhum juiz, nobres vereadores.

Engraçado que quem tem conhecimento técnico esteve na Soama logo depois da “denúncia e não constatou nenhum maltrato, nada irregular ou ilegal. Estiveram na Soama Ministério Público, Vigilância Ambiental e CRMV.

E por fim, o nosso veterinário, bode expiatório de tudo isto, pois a forma que usaram para convencer a sociedade que a Soama não faz seu trabalho e maltrata animais foi a mais baixa e simplista possível: fotos de animais doentes. Fotos estas que antes divulgávamos para mostrar o tipo de animais que recebíamos e quanto as pessoas são cruéis. Ele sendo o veterinário e por isso aquele que “negligenciou” os animais teve seu nome difamado e foi vítima de uma forma cruel, desnecessária e covarde de condenação pública. Um rapaz jovem que quase ninguém conhece, que assumiu com coragem cuidar de quase duas mil vidas, não em uma clínica, não com uma equipe de trabalho, mas sim sozinho, em um abrigo cheio de limitações. Mas assumiu aquelas vidas! Trabalhou de segunda a segunda, primeira vez que tivemos um veterinário que trabalhasse desta forma, perdeu sono, chorou por cada animal que não conseguiu salvar, lutou muito por cada um deles, fez além do seu trabalho remunerado, se doou de verdade, vestiu a camiseta da entidade, amava o que fazia, levou filhotes que precisavam de mamadeira de duas em duas horas para casa, em compromissos sociais. Foi o único veterinário que conseguiu parcerias no portão da chácara com a sociedade e evitou que centenas de animais que não precisariam entrar na Soama entrassem. Definiu-se que apenas animais doentes, atropelados e vindos de maus-tratos entrariam na Soama; Foi o único veterinário que acabou com a cinomose na chácara, doença  fatal que matava centenas de animais todos os anos. Poderia ter desistido de tudo nos últimos meses, mas não desistiu, pelos animais. E pior, indo trabalhar todos os dias com os funcionários que mentiram que ele batia em animais, que matava animais, que não cuidava dos animais.

Todas as pessoas que nos caluniam serão processadas. A verdade um dia virá à tona. Neste meio tempo continuaremos lutando por aqueles animais, fazendo o nosso melhor. E esperamos o apoio da sociedade, pois aqueles animais precisam de todos. Até 4 meses atrás apesar das dificuldades, não faltava nada para eles: casinhas, melhorias na estrutura, remédios, etc. A ajuda já diminuiu e muito e quem vai pagar com a vida são aqueles animais. Quando começarem a faltar remédios de coração para os animais que os tomam diariamente? Ou para aqueles que tomam anti-convulsionante diariamente? Quando eles começarem a morrer por falta de ajuda, QUEM MESMO VAI PERDER O SONO?

Ninguém é obrigado a concordar com a forma que trabalhamos, mas pedimos RESPEITO.

 

A diretoria da Soama.

 
Outras Notícias
11/10/2017 PREFEITURA É IMPEDIDA DE RETIRAR OS POMBOS POR AÇÃO DA SOAMA ATÉ O JULGAMENTO!
15/09/2017 DEIXEM AS POMBAS DA PRAÇA DANTE EM PAZ! ELAS NÃO CAUSAM DOENÇAS!
20/09/2017 BAZAR DE USADOS MI-AU dias 08 ao dia 11/11, RENDA SERÁ PARA CASTRAÇÕES GRATUITAS!
31/08/2017 SOAMA COMPLETA 19 ANOS HOJE!!!!
09/08/2017 Soama lança NOVA CAMISETA #somostodosviralatas
21/12/2016 COMO ESTÃO OS ANIMAIS NA CHÁCARA QUE ERA DA SOAMA? Denúncia!
12/12/2016 ANIMAIS NO VERÃO E NAS FÉRIAS!!!!
28/06/2013 A VERDADE SOBRE OS PARQUES AQUÁTICOS!
30/10/2016 Soama NÃO ADMINISTRA MAIS A CHÁCARA! Quem assumiu é a Secretaria do Meio Ambiente!
02/09/2016 NOTA DE ESCLARECIMENTO!
26/08/2016 A VERDADE SOBRE A SOAMA
11/08/2016 O trabalho da Soama.... e gente muito mal intencionada....
27/07/2016 Projeto Plantando Semntes da Soama precisa da sua ajuda!
19/06/2016 ESCLARECIMENTO! Soama tem invasão de ameça e chama BM!
15/05/2016 SOAMA ESTÁ SENDO CALUNIADA NA INTERNET!
21/01/2016 APAVORANTE!!!!! Oceanos terão mais plástico do que peixes em 2050, diz estudo
09/01/2016 UMA HISTÓRIA LINDA: quando dois cães são adotados na Soama e vão morar na Bélgica!
11/09/2015 DENUNCIE! Pet shops não podem mais expor animais em vitrines e gaiolas! Nem cortar orelhas e rabos!
14/07/2015 SHOW ELVIS IN CÃOCERT foi um sucesso!
26/11/2013 Pode invadir domicílio para salvar um animal?
28/05/2015 Família não se abandona! Eles não te abandonam, mesmo nas horas difíceis, inspiradora história!
28/04/2015 E PERDEM OS ANIMAIS... Deputados gaúchos mantém a permissão para matar animais em rituais religiosos de sacrifício...a
22/04/2015 Não use coleiras com guizos para os gatos, mas mantenha eles com coleira de identificação!
09/02/2015 Projeto "Plantando Sementes" atinge 6600 corações em 2014!
15/10/2014 Parceria com o Colégio São Carlos foi emocionante!!!
20/08/2014 Elefantes podem estar completamente extintos em 2025
08/08/2014 Florianópolis discute merenda escolar vegetariana! Pais, vale a leitura!
07/08/2014 VOCÊ CONHECE ESTA LEI GAÚCHA DE PROTEÇÃO ANIMAL??????
05/08/2014 Rede australiana de produtos pets não venderá mais animais em suas 23 lojas!!! Uauuu!
23/07/2014 Botos cor de rosa são massacrados... ajude!
16/06/2014 Soama palestra para mais de 500 famílias de loteamento Minha Casa Minha Vida em Caxias do Sul!
18/05/2014 Soama lança cartilhas educativas para a gurizada que assistir as palestras do Projeto "Plantando Sementes"!
28/03/2014 Equipes de TV da França e do México visitam a "Favela de Cães" nas últimas semanas!
05/03/2014 Carnaval e crueldade com animais!
29/01/2014 O que responder quando ouvimos: "É só um cachorro!" ou " Com tanta criança precisando!"?
22/01/2014 A VERDADE POR TRÁS DE UMA FOTO NADANDO COM GOLFINHOS!
10/01/2014 PRESTANDO CONTAS 2013!
31/12/2013 HORA DE AGRADECER!
25/10/2013 Menino de sete anos australiano doa há anos sua mesada para abrigo de animais! INSPÍRADOR!
23/10/2013 Crônica sobre adoção de jornalista caxiense nos emociona profundamente... Adote, salve vidas!
22/10/2013 Testes com animais: material para o seu conhecimento!!!
12/10/2013 Mulher americana salva pitbull da morte e a cachorra salva seu filho!
09/10/2013 SOAMA CELEBRA PARCERIA COM PREFEITURA E VISATE no mês de Outubro!
31/08/2013 SOAMA COMEMOROU 15 ANOS DE VIDA DIA 11/09 COM CONCERTO COM A ORQUESTRA MUNICIPAL DIA 11/09 NA CASA DA CULTURA!
05/07/2013 DOE SEU TROQUINHO PARA OS PELUDOS DA SOAMA NAS DOCE DOCÊS!!!
27/06/2013 PROIBIDO O CORTE DE RABO E ORELHAS DE CÃES!
11/04/2013 Padre nova-iorquino leva o veganismo e os direitos animais para dentro da Igreja! São todos criaturas de Deus!
03/04/2013 VALE A PENA DIVULGAR! Hosítal Albert Einstein de SP libera visita de animais dos pacientes internados!
12/03/2013 DIA FELIZ! EUROPA PROÍBE DEFINITIVAMENTEVENDA DE PRODUTOS TESTADOS EM ANIMAIS NA INDÚSTRIA COSMÉTICA!
11/03/2013 FANTÁSTICO MOSTRA OS HORRORES DO ABATE CLANDESTINO NO BRASIL, CRUELDADE NO SEU PRATO!
06/03/2013 Soama recepciona primeira-dama de Porto Alegre em reunião com o Prefeito de Caxias do Sul!
21/12/2012 Agradecimentos e prestação de contas 2012!
10/11/2012 Peludos da Soama agora ouvem música clássica!!!!
04/10/2012 E se aprendêssemos mais com os animis???
04/10/2012 Não deixe de assistir este vídeo! e conhecer a história da Sofia!
16/08/2012 Soama participa da cerimônia de instalação da FRENTE PARLAMENTAR DE DEFESA ANIMAL DO RS!
16/08/2012 Por que a inveja e os interesses pessoais afastam os protetores de animais!
28/07/2012 Dilma sanciona lei dos genéricos para animais!
09/06/2012 COMUNICADO SOAMA: CAMPANHA DE DIFAMAÇÃO CONTRA A ONG!
28/05/2012 Rodeio condenado a pagar R$ 631 mil por maltratar animais! Já era hora! RODEIO NÃO É CULTURA NEM ESPORTE!
28/05/2012 Que vergonha! REVISTA CARAS DIVULGA MATÉRIA SENSACIONALISTA sobre o perigo da convivência entre CRIANÇAS E ANIMAIS. Escreva Protestando!