Caxias do Sul odeia as pombas!
Alegam que elas sujam as praças, causam doenças que as pessoas nem conhecem quais são, querem vê-las bem longe das praças da cidade.
Tudo porque repassam adiante o que ouvem: que elas são “ratos de asas”. Assim como um dia a doença do gato era a Toxoplasmose, hoje já se desmistificou este assunto, pois já se sabe que a toxoplasmose pode ser pega de outra forma, como frutas e verduras mal lavadas e carne mal passada. A meta da Soama desde 2012 é mostrar que elas são tudo menos “ratos de asas”.
Por causa da histeria coletiva causada pela imprensa, empresas de controle de pragas e principalmente pelos órgãos públicos que insistem em dizer que elas são sujas e perigosas para a população, em nossa cidade em vários momentos alguém jogou veneno para elas e centenas de pombinhas morreram da forma mais covarde!
A Soama tentou ajudar a descobrir quem tinha sido, fez autópsia em alguns exemplares para mostrar de que elas tinham morrido, mas infelizmente nada se descobriu. Nem as câmaras da praça registraram o massacre!
Desde então, a cidade quer se livrar das pombas e estamos lutando para haver uma conscientização sobre elas enviando material para a imprensa e para os órgãos públicos. Nem sempre conseguimos espaço na mídia, sabemos que a luta é longa, mas vamos continuar!
O governo atual divulgou que iria retirá-las da praça e ingressamos na justiça para impedir a Prefeitura de fazer isso. Em vários momentos a Semma – Secretaria do Meio Ambiente de Caxias do Sul foi questionada sobre o assunto e sempre se esquivou de dar uma resposta decente. Nunca apresentou laudos técnicos comprovando que a retirada seja eficaz e nem mesmo diz para onde elas iriam, como ficariam, quem cuidaria delas e como elas seriam retiradas. Quem não deve não teme… Por que esconder dados tão simples? E muito menos conseguem comprovar que alguém na cidade tenha morrido por causa das pombas, o que duvidamos que um dia o façam…
Criamos inclusive uma personagem simpática, uma pombinha que integrará a já querida Turminha da Soama!
Para ajudar a escolher o nome da Pombinha, clique aqui!
Criamos também uma página no Facebook, a Salvem as Pombas! onde colocamos informações atuais e muito material sobre as queridas e tão injustiçadas pombinhas!
SAIBA MAIS: