Animal quieto, abatido ou triste: se o seu bichinho está muito quieto, não quer brincar ou passa grande parte do tempo dormindo, pode ser que ele esteja com alguma doença física ou até mesmo depressão.
Perda grande ou total de apetite: se perceber que o animal não está comendo ou comendo menos que o normal, mesmo quando lhe é oferecido o alimento favorito.
Emagrecimento: se ele continua se alimentando normalmente, mas está emagrecendo.
Vômito: se vomitou uma ou mais vezes é preciso observar. Se os sintomas persistirem ou vierem acompanhados de diarreia, tristeza ou falta de apetite.
Diarreia: se for persistente e estiver associada com vômitos, tristeza ou falta de apetite.
Cansaço fácil: se seu animal é ativo e brinca bastante, mas começou a cansar com facilidade, pode ser doença cardíaca ou respiratória.
Toma água demais ou faz xixi demais: não é normal.
Olhos: quando estão vermelhos, esbranquiçados, lacrimejando ou com excesso de secreção.
Mau hálito: acúmulo de placa bacteriana ou tártaro podem resultar em gengivites, perda dos dentes e pode dar abertura para graves problemas no coração. Doenças renais ou diabetes também causam mau hálito.
Secreção nasal: se apresenta pouca secreção transparente ou aquosa, não tem problema. O problema é se for abundante ou vier acompanhada de espirros e tosse e se a secreção for amarelada, verde ou com cheiro ruim.