Audiência SOAMA X Prefeitura – Pombas
Dia 08/05 houve audiência de instrução para ouvir testemunhas com a juíza da 2a Vara Cível Especializada em Fazenda Pública e o Ministério Público. A audiência aconteceu por causa da ação civil pública que a Soama ingressou na justiça contra a retirada das pombas das praças em Caxias do Sul.
Quem representou o município foi seu procurador. NÃO HAVIA NINGUÉM REPRESENTANDO A SEMMA…
No primeiro momento o procurador do município ofereceu um acordo: quando as pombas fossem retiradas da praça a Soama poderia acompanhar o processo. NÃO ACEITAMOS!, Em primeiro lugar somos contra a retirada delas das praças. Quer dizer que ninguém vai poder acompanhar o processo de retirada?
A Soama tinha três testemunhas e todas compareceram.
A primeira testemunha foi um renomado cardiologista caxiense que falou das doenças “supostamente” causadas pelas pombas, de suas viagens ao exterior onde vê pombas em praças do mundo inteiro e também sobre o carinho que sente por estas aves. Frisou bem que não só os animais como as pessoas podem causar doenças e nem por isso devemos nos privar da companhia um dos outros. Disse que as pessoas morrem muito mais de problemas de coração, que não vê perigo para a saúde da população se as pombas permanecerem nas praças e que é terminantemente contra a retirada delas.
A segunda testemunha da Soama foi a idealizadora da campanha #salvemaspombas e da página no Facebook Salvem as Pombas. Ela está pesquisando sobre o assunto há anos e está em contato com ongs e governos do mundo inteiro. Mencionou o ódio que as pessoas sentem pelas pombas causado por tantas inverdades sobre as doenças que “supostamente” transmitem e mostrou para a juíza um documento oficial da Organização Mundial de Saúde de março de 2018 sobre Criptococose que é assinada por mais de 70 médicos do mundo inteiro. EM NENHUM MOMENTO O DOCUMENTO MENCIONA POMBAS. Apresentou também o exemplo de Lisboa que tem uma lei federal de proteção das pombas e que com gestão ética e ecológica convive bem com estas aves inclusive mantendo pombais em parquinhos infantis.
E por fim foi ouvida uma moradora do centro de Caxias do Sul que tem baixa imunidade e que adora pombas e convive com elas já que pousam em seu prédio. Assegurou que por ter problemas de saúde toma todos os cuidados necessários e que convive muito bem com animais. Falou da situação triste da praça, mas que esta situação não é por causa das pombas.
A prefeitura arrolou 4 testemunhas. A única que compareceu disse que seu pai foi diagnosticado com meningite fúngica por causa das pombas, mas não apresentou laudos da doença do pai. A outra testemunha, uma médica infectologista, apresentou atestado para não comparecer e as outras testemunhas, um síndico de um prédio central e o dono de uma loja de calçados do centro simplesmente não compareceram.
Depois de ouvidas todas as testemunhas, o MP e a juíza proibiram a retirada das pombas das praças até a próxima audiência que será em julho deste ano. Até lá a Prefeitura terá que apresentar o projeto que sempre disse ter (e que assumiu na audiência que não tem) de porque retirar as aves. Além disso a Secretária do Meio Ambiente e quem fizer o parecer terá que comparecer nesta próxima audiência.
A Soama já provou que desde o início a Semma nunca fez estudo nenhum que explicasse como seria a retirada dos animais, que explicasse porque retirar os animais e muito menos quantos animais existem na cidade. Quando solicitada por um vereador entregou 900 páginas que não respondiam estas perguntas. Ontem na audiência o próprio procurador do município atestou que a Semma está indo atrás destes laudos e estudos e que entregará na próxima audiência.
Além disso insiste em dizer que há pessoas morrendo na cidade, mas não apresenta laudos destes casos.
Estamos lidando com vidas! A Soama sempre defendeu animais, não somente cães e gatos. Defendemos primeiramente as pombas porque alguém precisa falar por elas, já que não podem se defender sozinhas e segundo para desmistificar muitas inverdades que tem sido ditas por aí.
A luta segue com nossa campanha de conscientização de que as pombas são da paz!
#salvemaspombas