Peles
LEMBRANDO, O MERCADO EXISTE PORQUE TEM QUEM COMPRE!!!!!!!!
Os seres humanos não têm o direito de torturar e matar outras espécies. Há milhares de anos, quando os homens ainda viviam em cavernas, era necessário usar peles de animais para garantir a sua sobrevivência. No inverno, uma das funções básicas do vestuário é manter-nos aquecidos. Existem vários tecidos que cumprem esta função e não prejudicam os animais. Usar peles por vaidade é um absurdo.
Saiba mais sobre os 3 milhões e 500 mil animais que são sacrificados todos os anos em nome da vaidade humana.
Os métodos de criação e abate de animais são cruéis. Os animais passam suas vidas confinadas em minúsculas gaiolas em condições deploráveis. Adquirem comportamentos neuróticos como auto-mutilação e canibalismo. Desenvolvem comportamento psicótico batendo a cabeça nas grades da gaiola e movendo-se furiosamente de um lado para o outro.
Sofrem de consangüinidade e nascem com alterações genéticas; deformações e mutações dos órgãos internos e membros. A dieta artificial administrada é causadora de problemas digestivos. A permanência sobre a estrutura de arame das jaulas acarreta lesões e deformidades nas patas. Quando expostos permanentemente, ao ar livre, sofrem com as variações climáticas. O alto nível de stress é responsável por 20% da morte dos animais.
Para a extração da pele, os animais são eletrocutados, asfixiados, envenenados, gazeados, afogados ou estrangulados. Nem todos morrem imediatamente, alguns são esfolados ainda vivos! Em alguns locais, para que as peles fiquem intactas, corta-se a língua do animal deixado-o a sangrar até morrer. Para não danificar a pele, há duas formas mais usuais de abate: a quebra da coluna cervical e a eletrocussão anal. Algumas vezes os animais ficam apenas atordoados e acordam enquanto estão sendo esfolados, sofrendo dores atrozes ainda vivos.
Em regiões onde usam armadilhas, pelo menos 1 em cada 4 animais capturado rói a própria pata na tentativa desesperada de se libertar. Os que conseguem escapar morrem pouco tempo depois por hemorragia, infecção, fome ou mesmo caçados por outros predadores em conseqüência de sua vulnerabilidade.
Os animais que não conseguem escapar sofrem por vários dias ou semanas. Presos acabam morrendo de fome, frio, desidratação ou atacados por outros predadores. Para não estragar a pele, aquele que ainda estiver vivo na armadilha é asfixiado com os pés.
Muitas pessoas usam a desculpa que alguns animais são criados e não caçados. A tortura é a mesma. São vários os animais abatidos para o mercado das peles, entre eles:
PELE DE COELHO: A França mata mais de 70 milhões de coelhos para a produção de peles. São mantidos em gaiolas sujas e pequenas e passam sua vida equilibrando-se precariamente nos finos arames de suas jaulas, nunca tendo a chance de cavar, pular ou brincar com animais de sua espécie.
PELE DE FOCA: O Canadá autoriza o abate de filhotes de focas sob o pretexto de “controle populacional” pois seriam ameaça ao bacalhau. As focas se alimentam basicamente de lulas, que são predadores do bacalhau. Na verdade, os bluebacks, filhotes de menos de 12 dias mortos a marretadas, são o alvo preferido dos caçadores porque sua pele branca e macia tem alto valor comercial. Em 2005, a cota será de um milhão de focas.
PELE DE CROCODILO E COBRA: Animais que geralmente não causam bons sentimentos pelos pessoas não merecem passar por tanto sofrimento por um motivo tão fútil! Crocodilos na Tailândia, a maior indústria de criação de crocodilos do mundo, são criados nas piores das condições: amontoados em tanques pútridos antes de serem submetidos aos piores métodos de abate. Costuma-se retirar suas espinhas para que o animal fique paralisado.
Uma bolsa média exige o abate não de um, mas de quatro crocodilos!!!
As serpentes não sofrem menos. Todos os anos, pelo menos 440.000 pítons são capturados nas selvas do sudeste da Ásia. Algumas são penduradas, decapitadas e depois esfoladas. Algumas têm suas mandíbulas abertas forçadamente para depois uma mangueira ser inserida na cavidade e jorrar água para que a pele seja retirada mais facilmente. Depois, a pele vem a ser arrancada do corpo dos animais, muitas vezes enquanto eles ainda estão vivos.
OS ANIMAIS EM NÚMEROS
Para fazer um casaco de peles de comprimento médio matam-se:
- 125 arminhos
- 100 chinchilas
- 70 martas-zibelinas
- 50 martas canadianas
- 30 ratos almiscarados
- 30 sariguéias
- 30 coelhos
- 27 guaxinins
- 17 texugos
- 14 lontras
- 11 raposas douradas
- 11 linces
- 09 castores
NO BRASIL: Não há leis para proteger animais em fazendas de pele? No Brasil, há principalmente criação de chinchilas e coelhos. Existem leis que proíbem os maus-tratos aos animais, mas o governo federal não dispõe de funcionários que fiscalizem todos os estabelecimentos comerciais. Embora a caça no país seja ilegal, é relativamente comum no Norte e no Nordeste. Peles de onças, jaguatiricas e outros animais da fauna brasileira podem ser encontradas com relativa facilidade.
COURO BOVINO: Hoje existem lindos sapatos e bolsas feitos de couro vegetal! Você nem vai sentir falta do couro bovino! Faça isso por amor!
Saiba mais sobre o assunto neste link bem completo, inclusive que tira muitas dúvidas sobre o assunto: PEA
BOAS NOTÍCIAS:
Vàrias grifes luxuosas estão abolindo o uso de peles! São algumas delas: Gucci, Versacce, Armani, Calvin Klein, Vivienne Westwood, Ralph Lauren, Hugo Boss, Tommy Hilfiger, H&M, Topshop, Forever 21, Michael Kors, John Galliano, BCBG Max Azria, etc!
Vários países já estão proibindo a venda de pele de animais e a criação de animais para este fim:
Áustria, Bósnia and Herzegovina, Bélgica, Croacia, República Tcheca, Estônia, Luxemburgo, Holanda, Macedônia, Noruega, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia, Reino Unido, Alemanha, Irlanda, França, etc. Israel foi o primeiro país que aboliu.
Nos EUA várias cidades proibiram a venda de peles… Muito a celebrar, muito ainda por lutar!
O mercado sempre existirá enquanto as pessoas comprarem! Quando elas se conscientizarem o quanto é cruel, o mercado morrerá por falta de compradores e interesse.
E você? Vai ter coragem de usar pele neste inverno? Lembre-se, além de toda a energia de sofrimento impregnada em seu casaco, ele pingará sangue…